Total de visualizações de página

Postagens populares

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vaso de grés,detalhes de porcelana, esmaltada,1275ºC,Torno,forno à gas, Stoneware and porcelain,Wheel thrown,

Torre média de flores do campo,Flores de ceramica,Mid-size flower tower,ceramic flowers, faiança,Provençal,Estilo capodimonte,Valinhos

Porcelana com apliques, placa, 1275º,esmalte transparente,aplicações, Porcelain,slabs,applications,clear glaze,2010.


Esta é uma peça de uma série que faz tempo quero fazer, corais,bactérias, sempre quis fazê-las e m porcelana e grés, há um monte de desenhos de peças , há algumas prontas . Vamos ver aonde chego.

Vaso,boca larga,com alças trabalhadas,esmalte de ferro,cobre, transparentes,faiança,2010,Valinhos,1040ºC.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Esmaltes de ferro chineses, tenmoku, ding-yao negro,yueh, dinastias Tang,song, e jin, 300 D.C. até 1230 dc,alta temperatura









Desde início do primeiro milenio da nossa era, os chineses já trabalhavam com os esmaltes de ferro, já sabiam que davam metalizações e cristalizações, davam vermelhos "persimmon"(kaki), marrons e negros, em alta e baixa temperatura. Sobre massas claras e escuras . Eram produzidos em todo o território chinês até os dias de hoje.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ceramica africana: Belas ceramicas, baixa temperatura, escultura, argilas,engobes,relevos,Congo,Nigeria,Mali,











Achei estas ceramicas lindas num site americano, do Minneapolis Institute of Arts www.artsmia.org...quem gosta de arte oceanica,precolombina,africana,e outras chamadas de "primitivas" ,vai gostar deste site e suas fotos, além da qualidade, a gente fica inspirado para trabalhar e sempre lembramos .....o que realmente é novo???,o que já não foi imaginado....o que há de novo sob o sol?

Porcelana clássica chinesa : De-hua , porcelana branca, século XVII, Alta temperatura



Vaso em porcelana, apliques diversos,1275ºC,Forno à gas,esmalte transparente com óx cobre,Placas e molde.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ceramica clássica Chinesa: Dinastia Ming,Sancai ou Fahua, Esmaltes de 900ºC-1000ºC sobre biscuit de porcelana, com cloissons de porcelana.




Outra idéia criativa dos chineses : queimar a porcelana em alta temperatura com os relevos dos desenhos (cloissons) e depois preenchê-los com esmaltes de baixa temperatura, azuis , turquesas e brancos, no começo faziam o amarelo imperial com verde de cobre para uso exclusivo do imperador. Conseguiam assim a dureza da porcelana com o colorido dos esmaltes de baixa temperatura....o amarelo de antimonio( amarelo de Nápoles) volatiliza-se após os 1000ºC, depois a gama foi ampliando-se até chegar nos beringelas de manganês e vermelhos de ferro.

Porcelana com pequenos apliques,esmalte transparente,1275ºC, Forno à gas,Valinhos,Hand-made porcelain,applied details,