quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
É natal,é o advento,Nascer do sol no solsticio de Verão no Hemisfério sul, Vista desde minha casa, Valinhos 21.12.2010.
Hoje é ponto mais ao sul em que o sol nasce, é o começo do verão aqui no hemisfério sul, no norte é o inverno, porém daqui para diante os dias começam a encurtar até o dia 21 de junho, gosto de ver o universo em movimento daqui da janela da minha casa, somos pó de estrelas conscientes admirando o cosmos em constante mudança...Feliz natal a todos!!!.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
Flores diversas em ceramica branca, Valinhos 2009-2010, Hand-made ceramic flowers,white earthenware.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Ceramica Chinesa: Ceramica Ci-zhou-yao,norte da China Dinastia Song,960-1276 DC,Alta temperatura com decoração de baixa temperatura,Ferro e cobre,
Estas peças são as antecessoras de toda as famílias com decoração de terceira queima: Dou-cai,Wucai,Famille verte,Famiile noire,Famille rose........já nos séculos IX e X eram produzidas com vermelho de ferro e verde de cobre, estilo "tintas de porcelana" de hoje, a peça era queimada a alta temperatura e depois decorada em baixa com estes esmaltes de 800ºC -900ºC, eram de uso popular e feitas em grande quantidade, acho que são antes do que as decorações Minaí Persas.
Para mim é um mistério esta troca de informações entre o mundo árabe e islâmico, obviamente , estas decorações e tecnologias influenciaram os árabes a fazerem decoraçôes nas suas cerâmicas...no caso deles usaram tintas que já usavam para decorar vidros...Mas já desde épocas muito anteriores os chineses decoravam ceramicas com tintas de baixa... os persas descobriram o azul de cobalto e os chineses já decoravam baixo-esmalte com corantes de ferro e cobre (Ver ceramicas de Shang-sha), foi só ter acesso ao mineral de cobalto "sulimani" que vinha da Pérsia
No Japão era comum fazer isto também...Ceramistas como Nonomura Ninsei e depois Hamada e Tomimoto fizeram usos frequente desta técnica com vermelho e verde em peças de alta temperatura.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Ceramica clássica Inglesa: John Dwight (1640-1703) fundador da Fulham Pottery, Middlesex,Inglaterra, 1670-1870
Com John Dwight começa um capítulo aparte da ceramica : a dos ceramistas empresários dedicados a satisfazer um mercado, no caso do Dwight, ele patentou alguns tipos como o agateware e as esculturas de gres branco e vermelho com esmalte de sal. Este pulo qualitativo na ceramica inglesa ocorreu pelo estímulo das porcelanas e grés chineses em primeiro lugar, e pelos grés salinos do norte da Europa. Aparentemente Dwight foi o primeiro que teve a idéia de acrescentar à argila de alta temperatura quartzo em pedra moído(sílica), isto ajudava a esbranquiçar mais ainda as massas e fazê-las mais sensíveis ao esmaltado por vaporização de sal. Ele também dava um banho de engobe com uma argila vitrifivável que dava um acabamento metálico parecido ao bronze. A empresa ceramica fundada por ele Fulham durou mais de 200 anos com seus descendentes. Ele fugiu bastante aos seus contemporâneos em qualidade técnica e estilo, e criou um padrão ao qual os ceramistas de Staffordshire logo se encaixaram. Aparentemente iniciou um perído de ouro na indústria ceramica inglesa em que a ciencia foi se incorporando ao processo ceramico. Também criou um padrão para a ceramica de alta temperatura, pois na sua época todos trabalhavam em baixa temperatura, com argila avermelhadas e com decorações de barbotinas coloridas(slip-ware), e em alguns casos com esmaltes de estanho, com decoração de azul de cobalto,manganês e cobre(maiólica inglesa). Ainda acredito que se a porcelana não tivesse sido ré-descoberta na Saxonia por Boettger e Tschirnhaus, provavelmente o teria sido na Inglaterra. Após ele surgiram outros nomes da ceramica inglesa que são sinônimos de qualidade :Wedgewood , Frye e Spode que criaram uma massa que usamos até os dias de hoje : cream-ware ou faiança dura ou faiança feldspática. Há outras criações da cerâmica inglesa como a Bone-China ou Porcelana de Ossos...um outro capítulo a ser comentado.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Ceramica da America Central, Ceramica Plumbate, Litoral Pacífico,Baixa Temperatura,Engobes, Forno aberto à Lenha, 1100-1300 dc.
Marcadores:
1100-1300 dc,
baixa temperatura,
Ceramica da America Central,
Ceramica plumbate,
engobes,
Forno aberto à lenha,
Litoral Pacífico
Entardecer de Verão,Cores bonitas para um esmalte, Idéias para futuros esmaltes.
Órion e as Pléiades já estão no alto,o Cruzeiro do Sul já está bem no sul,Júpiter está no alto saindo de Aquario,a lua já esta na crescente o solstício de Verão está chegando, e de novo os dias começarão a encurtar após o dia 21 de Dezembro. Nada pára,tudo muda, um dia sempre é diferente do outro,e como é lá encima é aqui embaixo.
Ceramica hispao-mourisca:Esmalte de estanho,1435,Manises,Sul da Espanha,Lustres de 800ºC,Baixa temperatura,Albarello de farmácia.
Marcadores:
1435,
Albarello de farmácia.,
baixa temperatura,
Ceramica hispao-mourisca:Esmalte de estanho,
Lustres de 800ºC,
Manises,
Sul da Espanha
Jarras de ceramica branca,faiança,esmalte branco,Apliques de rosas e folhas, Valinhos.Acabamento provençal.
Pássaros tropicais de ceramica,Faiança, Esmalte branco e baixo-esmalte, Valinhos,2006.
Primeira porcelana dura da Europa:Porcelana Meissen,1713,Potiche com apliques de flores e folhas,Alta temperatura,Saxonia,Alemanha.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Castiçal de ceramica branca, castiçal com flores, Esmalte branco, Folhas e flores feitas à mão, Valinhos,2007.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Fruteira de anjos em faiança,Esmalte branco, acabamento provençal , Valinhos, 2006,
Ceramica clássica japonesa: Shigaraki,esmalte natural de depósito de cinzas,Forno Anagama,forno à lenha,Vaso para alimentos.Alta temperatura,època Edo
Ceramica clássica francesa:Escola de Bernard Palissy,Baixa temperatura,Esmaltes de estanho e chumbo,ox cobre e cobalto.Século XVII,
Ceramica clássica peruana:Cultura Huari 600-900 dc, Argila vermelha,Baixa temperatura,engobes e terras sigilattas,Forno à lenha.Forno aberto.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Ceramicas peruanas:Cultura Moche100-600 DC, Litoral norte, baixa temperatura,Forno aberto, à lenha,engobes e terras sigilattas.
Marcadores:
à lenha,
baixa temperatura,
Ceramicas peruanas:Cultura Moche100-600 DC,
engobes e terras sigilattas.,
forno aberto,
Litoral Norte
Assinar:
Postagens (Atom)