terça-feira, 31 de agosto de 2010
Cerâmica clássica chinesa,Vaso para pincéis ,esmalte "Iron rust"ou Ferrugem, Vermelho de ferro com cristais,Dinastia Qing,período Kianlong.
Estes esmaltes continuam a longa viagem no espaço e no tempo dos chineses com os esmaltes de ferro, agora vermelhos com cristalizações... estes esmaltes além da composição deles dependiam muito do esfriamento lento dos grandes fornos à lenha. Hoje com os materiais isolantes como fibras e tijolos isolantes este processo é muito mais rápido..mas não daria para fazer estes esmaltes que imitam a natureza onde o esfriamento de lava durante centos de miles de anos favorece todo tipo de formação de cristais.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
sábado, 28 de agosto de 2010
Esmaltes de Venturina, Borax ,Óxido de ferro,Cristais de Hematita,1.130ºc,Argila vermelha mista,Valinhos.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
domingo, 22 de agosto de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Vaso para plantas em ceramica,cor palha,21x19cm,Estilo vietnamita,Valinhos.
Marcadores:
cachepot,
cachepot esmaltado.,
vaso azul,
vaso esmaltado,
vaso oriental,
vaso para jardim,
vaso verde,
Vaso vietnamita,
vasos coloridos,
Vietnam style vase
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Vasos para plantas,estilo oriental,Cores diversas,Valinhos, 2010.
Começamos desde a semana passada a fazer vasos para jardim, eu gostei muito dos esmaltes. Conseguimos profundidade nas cores,lançaremos outras cores e texturas de esmaltes nos próximos dias.
Marcadores:
cachepot,
cachepot esmaltado.,
vaso azul,
vaso esmaltado,
vaso oriental,
vaso para jardim,
vaso verde,
Vaso vietnamita,
vasos coloridos,
Vietnam style vase
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
ceramica clássica chinesa:Dinastia Qing,período Kangxi, Ceramica Lang-yao ou Vermelho de cobre,porcelana, redução, alta temperatura,forno à lenha.
Como dá para perceber, os vermelhos de cobre não são muito regulares , nem na tonalidade, nem na cor, ela volatiliza, ela dá arroxeados, da vermelhos amarronzados, às vezes cor de fígado,as vezes vermelhos tomate. Em geral são esmaltes muito fusíveis. Hoje em dia são mais "domesticados", mas temos o conhecimento de química e física , mas a abordagem desses artesãos para mim é um pouco misteriosa...especialmente num forno à lenha com tantas variações de temperatura e atmosfera. A percepção da matéria era bastante diferente do que temos os ceramistas de hoje em dia....eram evidentemente muito mais empíricos e bem menos teóricos. Era resultado de muitos acertos e erros.
Assinar:
Postagens (Atom)