sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Ceramica coerana:Vasos da dinastia Joseon,choseon,(antiga Yi) 1392-1911,Azuis de cobalto baixo- esmalte na porcelana,vermelho de cobre baixo esmalte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eduardo Bara Egan ceramista produz ceramica,Vasos para jardins e paisagismo, faiança feita à mão , flores e pássaros em ceramica branca, estilo provençal e italiano BlogBlogs.Com.Br
Oi Eduardo bem legal essas peças.
ResponderExcluirAndei lendo um livro sobre celadons, kuan e outros e o autor fala muito sobre esses tipos de esmaltes e sobre a queima dos mesmos e fala sobre o uso do chumbo nos esmaltes chineses para abaixar a fusão, eu achei interessante, vc sabia?
abraço Vicente.
Vicente:
ResponderExcluirQual autor?..até onde eu tenho experiência os esmaltes que contém chumbo não regem muito bem em redução,pois o chumbo fica preto e se sobrepõe a qualquer outra cor..e ele é bem sensível..eu perdí e recuperei muitas peças de baixo esmalte com esmalte de chumbo pois as queimava à gas .`..eu tinha pouca experiencia e não sabia queimar em oxidação direito..Quanto ao chumbo nos esmaltes chineses eles os usavam muito desde a dinastia Han (ver os vasos verdes escuros de cobre deste período)..e os usavam para diversas cores para temperatiras baixas e intermediarias,800ºC-1000ºc, amarelos gema de antimonio(amarelo de nápoles),verdes escuros,cores de terceira queima(tintas de porcelana) e os misturavam muito com os alcalinos para conseguir diversas cores, principalmente à partir da dinastia Ming. Não sei sevoce já trabalhou com minio (óxido vermelho de chumbo)mas com o estanho dá brancos acetinados para maiólica sem igual. O Sr.Jorge Fernando Chiti fala e dá muitas fórmulas para trabalhar com ele (Manual de esmaltes cerámicos,3 volumes). Ignoro totalmente o uso do óxido de chumbo em esmaltes tipo celadon,kuan ou vermelhos de cobre...pelo menos não fiz experiencias até agora.
EDuardo