Total de visualizações de página

Postagens populares

Follow by Email

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ceramica chinesa: Roxo beringela de manganês e cobalto,porcelana,Dinastia Qing período Kangxi,Esmalte de baixa sobre biscuit de porcelana.Vs.Balaustre


5 comentários:

  1. Eu também gostei, é espléndido o violeta, roxo, azulado...mais uma vez cor não pregnante

    ResponderExcluir
  2. Sabes algo sobre a composição? Uma base que propiciei, ou algum detalhe? Baixa...Mas...Sabes de qual tempertatura? Eu realmente achei lindo!Gostaria de saber mais sobre.

    ResponderExcluir
  3. ACÁCIA:
    AS INFORMAÇÕES QUE TENHO NÃO SÃO MUITAS, APENAS QUE FORAM MUITO USADAS NAS TELHAS DO PALACIO IMPERIAL DE PEQUIM,EM MURAIS E NA PEÇAS DE BISCUIT DE PORCELANA , PORCELANA JÁ QUEIMADA A 1.300ºc, O QUE FORNECIA UMA BASE BRANQUÍSSIMA PARA ESTAS CORES. A TEMPERATURA É ENTRE 800ºC ATÉ 1.000ºC,("demi-feu"), E ERAM CHAMADAS DE "AUBERGINE" (BERINGELA EM FRANCÊS)PROVAVELMENTE VC. DEVERÁ TESTAR COM BASE PLÚMBICA E BASE ALCALINA,SEGUNDO O PROFESSOR CHITTI O MANGANÊS COM CHUMBO VAI PARA ROXOS E PARDOS, JÁ COM BASES ALCALINAS VAI PARA OS VIOLETAS, USAR QUANTIDADES PEQUENAS (1,2 ATÉ 3%)PORQUE DEPOIS DE UM DETERMINADO PONTO FICA MARROM, ACHO QUE AÍ ENTRA O COBALTO QUE AJUDA DAR A VIRADA PARA TONS FRIOS,AZULADOS, SEGUNDO ELE O ESMALTE ALCALINO FAVORECE O FERVILHAMENTO DO ESMALTE, QUE DIMINUI SE VC. CALCINA O ÓXIDO ANTES.EM ALTA TEMPERATURA SERIA BOM FAZER TESTES, IGNORO SE O MANGANÊS FERVILHA MUITO EM ALTA TEMPERATURA.

    EDUARDO

    ResponderExcluir
  4. Obrigadíssima Eduardo! O manganês em minha experiencia de alta temperatura as vezes deixa o vidrado mais fundente e o faz escorrer, mas dificilmente fervilha, só quando em grandes quantidades. Quero tentar algo...Suas informações foram muito úteis! Obrigada!

    ResponderExcluir